gg1

 

Toxina Botulínica é nova aliada da odontológica

botox odonto

A toxina botulínica é bastante conhecida no Brasil pela utilização em tratamento sestéticos. O botox, como é chamado popularmente, tem como principal característica a inibição da contração muscular. A substância agora tem ganhado espaço também em consultórios odontológicos. A aplicação do botox proporciona aos pacientes grande melhora em dores e desconfortos e, ainda, contribui para um sorriso harmônico. “O botox é aplicado através de injeções nas terminações nervosas. Assim, bloqueia a liberação de acetilcolina,que é o neurotransmissor responsável por levar mensagens elétricas do cérebro aos músculos”.

O bruxismo, hábito que a maioria das pessoas tem de ranger os dentes deforma rítmica, causado principalmente pelo estresse, faz com que os dentes fiquem doloridos, soltos e desgastados. O tratamento com o botox, por exemplo,pode aliviar as dores decorrentes dessa prática, uma vez que consiste nainfiltração da toxina em determinados pontos do músculo que possuem papelimportante na mastigação.

Recentemente,a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) aprovou o uso de botox paratratamentos de cefaléia em adultos, que muitas vezes é causada por problemasdentários. A ANVISA estendeu a liberação para os tratamentos odontológicos, comaplicação do botox nas regiões temporal da face, occipital, nuca e testa.

Outras possibilidades de uso do botox na odontologia, estão relacionadas a sorriso assimétrico, dores musculares da face, hipertrofia domasseter e, também, correção do sorriso gengivoso. “Alguns pacientes, quando sorriem, apresentam um excesso de gengiva na parte superior da boca, queprovoca o ressecamento da gengiva. Com uma aplicação de botox, é possível solucionar o problema evitando cirurgias com anestesia, pós-operatóriodoloroso, edema, sutura, etc. Basta aplicar a toxina nos lábios e em suaspartes internas. O resultado é um sorriso mais harmônico e espontâneo”.

Fonte: corposaun