gg1

 

Aplicação de Toxina Botulínica (Botox)

Aplicacao-de-Toxina-Botulinica-Botox

toxina botulínica (Botox) é um complexo protéico originário da bactéria Clostridium botulinum. Existem diversos sorotipos, sendo que o mais utilizado é o sorotipo A. Com finalidade médica, foi primeiro utilizada na Oftalmologia e Neurologia.

Quando se faz a aplicação no rosto ou em outras áreas, a toxina botulínica atua junto a receptores neuromusculares, impedindo a transmissão dos impulsos do neurônio para o músculo e com isso a sua contração, relaxando a musculatura. 

É isso que faz com que haja um relaxamento das linhas de expressão, por relaxar esses músculos causam as rugas dinâmicas, como quando franzimos a testa, ou nas rugas de “pés-de-galinha”, assumindo grande importância na melhora estética quando fazemos aplicação de botox no rosto, como para o tratamento das rugas.

No tratamento para hiperidrose, a toxina impedirá o impulso nervoso que libera o suor das glândulas sudoríparas, que causa a suor excessivo.

A princípio, qualquer pessoa pode realizar a aplicação de botox, sendo inclusive, em casos de doenças específicas, aplicado até em crianças. Para fins estéticos, no entanto, isso pode ser feito a partir dos 20-25 anos, como forma de prevenir a formação de algumas linhas de expressão. A partir dos 30-35 anos começamos a utilizar o botox como auxiliar nos tratamentos dessas rugas. No caso da hiperidrose, se há um incômodo grande ou comprometimento social, pode ser realizada a aplicação em pessoas mais novas.

A aplicação está indicada nos casos onde há formação de linhas de expressão ou para o tratamento de excesso de suor:

• Rugas na testa (linhas de expressão)
• Rugas entre as sobrancelhas
• Rugas periorbiculares (pés-de-galinha)
• Hiperidrose axilar (suor excessivo nas axilas)
• Hiperidrose palmar e plantar (sudorese nos pés e mãos)
• Sorriso gengival
• Poros dilatados (Mesobotox)

Na aplicação de toxina no rosto (para linhas de expressão, sorriso gengival, poros dilatados) ou nas axilas(para hiperidrose axilar) fazemos um preparo e limpeza da pele e aplicamos um anestésico tópico (pomada). Quando pronto, aplicamos a toxina botulínica nos pontos necessários. O paciente pode seguir sua rotina normal após a aplicação, apenas tomando alguns cuidados que o médico irá orientar. O procedimento demora aproximadamente 30 minutos. Imediatamente após a aplicação, pode-se notar pequenas pápulas (elevações na pele) que normalizam em poucos minutos. Após 15 dias o paciente retorna ao consultório para revisão da aplicação.

O efeito começa a surgir, em média, a partir do terceiro ao sétimo dia. O efeito da aplicação no rosto dura 3-4 meses, quando então começa a diminuir e acaba totalmente com 6 meses após a aplicação. Por isso recomendamos novas aplicações a cada 4 meses. Já para o tratamento do suor excessivo (hiperidrose), o tempo de duração fica em torno de 9 meses.

Existe algumas recomendações clássicas após a aplicação:

• Evitar exposição ao sol.
• Não deitar-se por 4 horas.
• Não realizar atividades físicas no dia da aplicação.
• Não massagear a área tratada.