gg1

 

Diferença entre Botox e Preenchimento Facial

Diferenca-entre-Botox-e-Preenchimento-Facial

Por mais que cuidemos da saúde e da aparência, não é possível evitar todos os efeitos que o processo do envelhecimento provoca na pele. Rugas, manchas e flacidez surgem, ao longo do tempo, pela acção de factores ambientais, hormonais, genéticos e de origem metabólica. Para minimizar esses problemas, as pessoas procuram cada vez mais por procedimento cirúrgicos e minimamente invasivos.

O Botox e o Preenchimento Facial são os mais procurados. No entanto, existe uma grande dúvida em volta destes procedimentos:

“Qual a diferença entre o Botox e o Preenchimento Facial? ”

“Como funcionam o Botox e o Preenchimento Facial?”

Estes procedimentos podem minimizar rugas e linhas de expressão desde as mais superficiais até às mais profundas; isso irá variar de acordo com a necessidade de cada paciente.

O Botox e o preenchimento facial são dois tipos de procedimentos que se destacam e têm uma grande procura, mas que funcionam de maneiras, completamente, diferentes.

Botox
O Botox é um procedimento no qual é utilizada a toxina botulínica. Esta substância vai actuar nas rugas dinâmicas (ditas rugas de expressão) permitindo que haja um “relaxamento” de um conjunto de músculos da face. O procedimento é iniciado com a aplicação de um anestésico em pomada, em seguida é injetada a toxina dentro do músculo na região previamente demarcada. A aplicação pode durar cerca de 15 a 20 minutos e a recuperação costuma ser rápida.

Os resultados começam a surgir após uma semana e duram de três a quatro meses.

Preenchimento Facial
Preenchimento Facial, cujo objetivo é corrigir as rugas estéticas, ao contrário do Botox (no qual se aplica o produto dentro do músculo), o preenchimento é aplicado diretamente na ruga ou em planos mais profundos quando o objetivo é o de aumentar o volume de uma determinada região da face (contorno dos lábios, por exemplo). O preenchimento facial é realizado com um substância chamada de ácido hialurónico ou com gordura obtida do próprio paciente. O tempo necessário para realizar o preenchimento com ácido hialurónico é de 20 minutos. No caso da gordura, normalmente, o tratamento é realizado num bloco operatório e tem uma duração maior.

Os resultados são melhor apreciados após uma semana e geralmente duram de dez a doze meses. Depois desse período, a substância é reabsorvida pelo organismo.

Nunca é demais salientar que a realização deste tipo de tratamentos estéticos deve ser efectuado por um especialista cirurgião plástico e estético reconhecido, com alguns anos de prática, membro da Sociedade de Cirurgia Plástica, Reconstrutiva e Estética e da Ordem dos Médicos do respectivo país. Pois, tal como é de conhecimento geral, na actualidade, infelizmente, existem médicos gerais, médicos “estéticos”, médicos especialistas de outros áreas como ginecologistas, cirurgiões gerais, otorrinolaringologistas e outros que se aventuram no mundo das cirurgias plásticas e estéticas.