gg1

 

Botox nos Olhos Sobrancelhas

Marque sua consulta com o Dr. Davi Pontes sobre a aplicação de Botox nos Olhos ou Sobrancelhas. Realizamos atendimento em Fortaleza, Natal e São Luís. Dúvidas sobre parcelamentos e preços (85) 4102.4444

Uso estético do botox

No início, a toxina botulínica era usada em rugas de expressão ao redor dos olhos e também na testa. Quando a pessoa ri ou chora, os músculos da face se contraem e, com frequência, aparecem linhas de expressão profundas, tais como as da testa, os “pés de galinha” e os vincos entre as sobrancelhas. Com o tempo, a toxina botulínica foi sendo aplicada em novos pontos e, hoje, prevalece o conceito da modelagem global do rosto.

botox-sobrancelhas

A pele é o órgão que mais sofre com a ação do tempo. Isto porque com o avanço da idade, ela perde elasticidade, capacidade de reter água e de manter o equilíbrio na produção das fibras de colágeno e elastina, responsáveis pela sustentação do tecido cutâneo. 

E, além de todo esse processo interno, os fatores externos influenciam muito no processo de envelhecimento. Estresse, fumo, excesso de exposição solar, poluição, consumo intenso de álcool e uma dieta pobre em vitaminas, proteínas e fibras, herança genética, são alguns dos agravantes para o aparecimento de rugas e marcas de expressão no rosto. Outros hábitos, tais como contrair os olhos devido à claridade ou passar muitas horas na frente do computador podem causar também o aparecimento de marcas de expressão ao redor dos olhos.

Dentre as técnicas que conseguem amenizar as rugas e as linhas de expressão, desde as mais superficiais, até as mais profundas, estão o emprego da toxina botulínica e do preenchimento facial. A toxina botulínica atua relaxando os músculos e é indicada para tratar as rugas formadas pelas expressões faciais. Sob anestesia local, a toxina é aplicada com microagulhas na região que terá os músculos paralisados. A aplicação dura cerca de 10 minutos e o paciente está liberado para voltar às atividades habituais no mesmo dia, com poucas restrições. O resultado é percebido após as primeiras 72 horas e pode perdurar por até oito meses. Quando sorrimos ou ficamos expostos à claridade, é bastante comum contrairmos o músculo orbicular, em maior ou menor grau, mas é preciso ficar atento: com o passar dos anos, estas rugas podem tornar-se permanentes e formar os temidos “pés de galinha”.

Aplicação de Botox nos Olhos

Neste caso, o tratamento mais indicado para solucionar o problema é a aplicação da toxina botulínica, mesmo porque a pele desta região do rosto é muito fina e o preenchimento pode ficar visível, com nódulos. E como a ruga é causada por contração muscular, a toxina botulínica é a única substância que consegue paralisar este músculo e evitar que as ruguinhas se formem. A substância é aplicada na lateral dos olhos através da injeção do produto em alguns pontos. Age paralisando a musculatura neste ponto, evitando a contração desta região e abrindo a lateral dos olhos.

Para levantar o olhar

Qualquer pessoa quando fica brava ou aborrecida faz o ato, quase que involuntário, de franzir a testa, aproximando as sobrancelhas. Só que as consequências disso, além de uma expressão feia, são as rugas que se formam entre os supercílios. É preciso tomar muito cuidado para que elas não se tornem definitivas e estraguem a harmonia do rosto, passando um ar mal-humorado. Para amenizar a formação destes vincos e não interferir diretamente na musculatura, o ideal é aplicar a toxina botulínica em pequenas quantidades na região das sobrancelhas. Após a aplicação de anestesia tópica, a toxina botulínica é aplicada através de uma agulha bem fininha no músculo responsável pelo movimento, que é paralisado.

Com o passar do tempo, principalmente devido à idade, as sobrancelhas tendem a cair por causa da perda de volume no tecido gorduroso, já que as fibras de colágeno e elastina começam a se deteriorar. O prócero e o corrugador são os músculos responsáveis pelas ruginhas que aparecem entre as sobrancelhas.

Para levantar o olhar, tanto a toxina botulínica, quanto o preenchimento facial podem ser usados. Porém, o mais comum é o emprego da primeira substância, porque os movimentos são feitos pelo músculo e ele pode mudar a posição da sobrancelha, relaxando os mesmos. A toxina botulínica é aplicada no centro da fronte em vários pontos, evitando as laterais - área acima do 1/3 lateral da sobrancelha - , na cauda da sobrancelha e na lateral dos olhos. Isso permite que somente a musculatura da região da lateral da fronte atue, puxando com mais intensidade a cauda da sobrancelha.

Botox não previne rugas e marcas de expressão

É importante reforçar que adolescentes não têm rugas, portanto, não devem se submeter à aplicações de toxina botulínica. De acordo com as indicações médicas, a toxina botulínica é aprovada para ser usada terapeuticamente em crianças, a partir dos 12 anos, que apresentem contração anormal dos olhos/pálpebras ou em casos de estrabismo. Também pode ajudar pacientes, a partir dos 16 anos, que apresentem contração involuntária dos músculos do pescoço, e pessoas, de 18 anos em diante, a combater a transpiração excessiva. Alguns adolescentes, equivocadamente, pensam que podem evitar rugas com a aplicação da toxina botulínica. Não existe contraindicação, mas não há necessidade.